Biografia
Karl Heinrich Marx nasceu
em 5 de maio de 1818 em Trier, Renânia, província da Prússia. Vindo de uma
família judaico-alemã. Estudou quando criança em sua cidade natal e ao concluir
entrou para a universidade de Bonn, onde participou da luta política
estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. No geral
cursou Filosofia, História e Direito.
Foi um revolucionário,
cientista social, que marcou a história política com
suas idéias humanitárias. Idéias que buscaram promover uma distribuição de
renda justa e equilibrada. Suas idéias influenciaram a chamada Revolução Socialista,
movida pela metade da população mundial da época.
Karl
Marx é muito conhecido por seus estudos sobre as causas sociais. Suas teorias
começaram a declinar quanto à popularidade, especialmente após o colapso do
regime Soviético, elas continuam sendo muito utilizadas hoje, em movimentos
trabalhistas, práticas políticas, movimentos políticos. Karl Marx foi um dos
principais criadores da Teoria do Marxismo, junto com Friederich Engels as duas principais
descobertas de Marx, de acordo com Engels foram: a concepção de materialismo
histórico e a teoria de mais valia. Marx morreu no dia 14 de
março de 1883 em Londres.
Ideias
marxistas
O Marxismo é o conjunto de idéias
filosóficas, econômicas, políticas e sociais, baseado na concepção materialista
e dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base
produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes.
Influenciou os mais diversos setores da
atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical
até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos
e econômicos. Também foi utilizado desvirtuadamente como base para as doutrinas
oficiais utilizadas nos países socialistas, nas sociedades pós-revolucionárias.
O marxismo compreende o homem como um
ser social histórico e que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a
produtividade do trabalho, o que diferencia os homens dos outros animais e
possibilita o progresso de sua emancipação da escassez da natureza, o que
proporciona o desenvolvimento das potencialidades humanas.
Embora possamos tentar compreender e definir
o ser humano pela consciência, pela linguagem e pela religião, segundo Marx o
que realmente o caracteriza é a forma pela qual produz e reproduz suas
condições de existência. Sendo fundamental, portanto, a análise das condições
materiais dentro da sociedade.
Teoria marxista e a educação
A
pedagogia, segundo a teoria tradicional da educação, tem a tarefa de adaptar a
geração dos jovens às relações humanas vigentes na sociedade. No feudalismo, o
destino do homem na sociedade vinha determinado não pela educação, mas pela sua
origem. Cada homem recebia a educação que a sua posição exigia. A educação não
era o fator que decidia a posição a ocupar na sociedade, era a situação que
determinava. Marx acreditava que a educação era
parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso,
ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marx
denominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de
perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação
socializada e igualitária a todos os cidadãos.
A educação, na sociedade capitalista é segundo Marx
e Engels, um elemento de manutenção da hierarquia social. A igualdade política
é algo meramente formal e não passa de uma ilusão visto que a desigualdade
social é concreta e inequívoca. Atualmente a situação não parece ser muito
diferente daquela vivida e descrita por eles.
No entanto, uma das possibilidades de viabilizar a superação das dicotomias existentes e da emancipação do ser humano reside na integração entre ensino e trabalho. A esta integração eles designam ensino politécnico ou formação omnilateral. Por meio desta educação omnilateral o ser humano desenvolve-se numa perspectiva abrangente isto é, em todos os sentidos. A integração entre ensino e trabalho constitui-se na maneira de sair da alienação crescente, reunificando o homem com a sociedade. Essa unidade, segundo Marx, deve dar-se desde a infância. O tripé básico da educação para todos é o ensino intelectual (cultura geral), desenvolvimento físico (ginástica e esporte) e aprendizado profissional polivalente (técnico e científico).
No entanto, uma das possibilidades de viabilizar a superação das dicotomias existentes e da emancipação do ser humano reside na integração entre ensino e trabalho. A esta integração eles designam ensino politécnico ou formação omnilateral. Por meio desta educação omnilateral o ser humano desenvolve-se numa perspectiva abrangente isto é, em todos os sentidos. A integração entre ensino e trabalho constitui-se na maneira de sair da alienação crescente, reunificando o homem com a sociedade. Essa unidade, segundo Marx, deve dar-se desde a infância. O tripé básico da educação para todos é o ensino intelectual (cultura geral), desenvolvimento físico (ginástica e esporte) e aprendizado profissional polivalente (técnico e científico).
A Influência de Marx na
Pedagogia Moderna
Antigamente, a educação existia principalmente para a sobrevivência. As
crianças aprendiam as habilidades necessárias para viver. Gradualmente,
entretanto, as pessoas passaram a usar a educação para uma grande variedade de
funções.
Para Karl Marx, a educação é um objeto de pesquisa que está inserida numa sociedade com luta de classes. Marx não via com bons olhos uma educação oferecida pelo Estado-Nação burguês, capitalista, basicamente por desacreditar no currículo que ela traria e na forma como seria ensinado. Mesmo que tenha defendido a educação compulsória em 1869, Marx opunha-se a qualquer currículo baseado em distinções de classe. Defendia a educação técnica e industrial, mas não um vocacionalismo estreito, essas ideias tiveram um impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação tecnológica.
Com base nas ideias de Marx pode-se inferir que educar é um desafio social. Assim sendo, esta prática pode tornar-se um instrumento mobilizador para com a situação atual em que vive a população. É preciso superar uma sociedade voltada à produção aos bens de consumo, que despreza a natureza humana e histórica. O ser humano precisa ser respeitado em sua totalidade, em suas potencialidades, modo de expressão e de pensar, ter o direito a uma educação igualitária baseada em princípios democráticos e não de escravidão. Marx propõe uma prática educacional transformadora, onde a escola teria basicamente um duplo papel: 1°- Desmascarar todas as relações sociais (relações de dominação e exploração) estabelecidas pelo capitalismo no âmbito da sociedade, tornando cada indivíduo consciente da realidade social na qual ele está inserido; 2° - Militar pela abolição das desigualdades sociais, pelo fim da dominação e exploração de uma classe sobre outra; Por último, pela transformação da sociedade.
Para Karl Marx, a educação é um objeto de pesquisa que está inserida numa sociedade com luta de classes. Marx não via com bons olhos uma educação oferecida pelo Estado-Nação burguês, capitalista, basicamente por desacreditar no currículo que ela traria e na forma como seria ensinado. Mesmo que tenha defendido a educação compulsória em 1869, Marx opunha-se a qualquer currículo baseado em distinções de classe. Defendia a educação técnica e industrial, mas não um vocacionalismo estreito, essas ideias tiveram um impacto posterior na educação, especialmente no que diz respeito à educação tecnológica.
Com base nas ideias de Marx pode-se inferir que educar é um desafio social. Assim sendo, esta prática pode tornar-se um instrumento mobilizador para com a situação atual em que vive a população. É preciso superar uma sociedade voltada à produção aos bens de consumo, que despreza a natureza humana e histórica. O ser humano precisa ser respeitado em sua totalidade, em suas potencialidades, modo de expressão e de pensar, ter o direito a uma educação igualitária baseada em princípios democráticos e não de escravidão. Marx propõe uma prática educacional transformadora, onde a escola teria basicamente um duplo papel: 1°- Desmascarar todas as relações sociais (relações de dominação e exploração) estabelecidas pelo capitalismo no âmbito da sociedade, tornando cada indivíduo consciente da realidade social na qual ele está inserido; 2° - Militar pela abolição das desigualdades sociais, pelo fim da dominação e exploração de uma classe sobre outra; Por último, pela transformação da sociedade.
Assim esse sociólogo contribuiu para a educação do homem moderno, em sua
teoria educacional, o marxismo, mistura a teoria e a prática e apresenta aos
aprendizes a necessidade crucial da atividade racional e um sentido de
responsabilidade social necessário para uma existência mais humana.
Entretanto podemos dizer que
infelizmente, os princípios estabelecidos por Marx não tem sido utilizados, uma
vez que o modelo de educação que temos no Brasil é altamente exclusivo,
discriminatório, onde só os indivíduos da classe dominante têm reais chances de
alcançar uma melhor posição social no interior de seu grupo.
Educação
Politécnica
O conceito de ‘educação politécnica’ foi esboçado inicialmente por Karl Marx, em
meados do século XIX. Em outras palavras, pode ser vista como sinônimo de
concepção marxista de educação.
Primeiramente, ilustraremos
o pensamento marxiano através de uma das passagens mais conhecidas de Karl
Marx, retirada das Instruções aos Delegados do Conselho
Central Provisório da Associação Internacional dos Trabalhadores,
de 1868 (Marx & Engels, 1983, p. 60 – grifos do autor): “afirmamos que a sociedade não pode
permitir que pais e patrões empreguem, no trabalho, crianças e adolescentes, a menos que se combine
este trabalho
produtivo com a educação”.
Então, o trabalho produtivo não pode ser separado da
educação; crianças e adolescentes não podem trabalhar se a educação não estiver
intrinsecamente interligada. O que fica claro é que a Educação Politécnica sugere
formação para o trabalho e transferências para a vida profissional, mas que a
educação deve sempre estar em ênfase, com intuito de formar os alunos com
conhecimentos amplos intelectuais, corporais físicos e tecnológicos.
O ensino politécnico está sendo desenvolvido desde 2011,
quando iniciou a implantação no 1º ano do ensino médio, com a intenção de
diminuir a evasão escolar e amplificar o conhecimento dos alunos além das
matérias curriculares básicas. Passou-se a utilizar o meio da
interdisciplinaridade entre as matérias, tornando-as mais interessantes ao aluno,
fazendo aulas mais dinâmicas e interessantes.
Por educação entendemos três coisas:
- Educação
intelectual – cultura geral
- Educação
corporal, tal como a que se consegue com os exercícios de ginásticas e
militares.
- Educação tecnológica, que recolhe os princípios gerais e de
caráter científico de todo o processo de produção e, ao mesmo tempo,
inicia as crianças e os adolescentes no manejo de ferramentas elementares
dos diversos ramos industriais.
Pode-se facilmente
perceber a direção de uma educação multilateral preconizada por Karl Marx;
seguindo, o autor aponta a finalidade de sua proposta de ‘educação politécnica’: “Esta combinação de trabalho produtivo pago com a educação intelectual, os
exercícios corporais e a formação politécnica elevará a classe operária acima dos níveis
das classes burguesa e aristocrática”
Nessas indicações, encontra-se o embrião
fundamental do trabalho como princípio educativo, que busca na transformação radical da
sociedade sua última finalidade. Nesse sentido, os principais vetores da
concepção marxista de educação são:
- Educação
pública, gratuita, obrigatória e única para todas as crianças e jovens, de
forma a romper com o monopólio por parte da burguesia da cultura, do
conhecimento.
- A
combinação da educação (incluindo-se aí a educação intelectual, corporal e
tecnológica) com a produção material com o propósito de superar o hiato
historicamente produzido entre trabalho manual (execução, técnica) e
trabalho intelectual (concepção, ciência) e com isso proporcionar a todos
uma compreensão integral do processo produtivo.
- A
formação omnilateral (isto é, multilateral, integral) da
personalidade de forma a tornar o ser humano capaz de produzir e fruir
ciência, arte, técnica.
- A
integração recíproca da escola à sociedade com o propósito de superar o
estranhamento entre as práticas educativas e as demais práticas sociais.
A dimensão
infra-estrutural da concepção politécnica de educação agrega os aspectos
relacionados ao mundo do trabalho, especificamente os processos de trabalho sob
a organização capitalista de produção, e, conseqüentemente, a questão da qualificação
profissional. A questão nodal era, então, procurar
esclarecer como as inovações tecnológicas ‘implicariam’ a politécnica, ou seja, em que medida as mudanças nos processos de
trabalho estariam contribuindo para a efetivação de uma formação politécnica. Enfim, a concepção politécnica de educação
propõe, através de sua dimensão infra-estrutural, a identificação de
estratégias de formação humana, com base nos modernos processos de trabalho,
que apontem para uma reapropriação do domínio do trabalho, somente possível a
partir das transformações tecnológicas.
“o marxismo é a
filosofia insuperável do nosso tempo. Ele é insuperável porque as
circunstâncias que o engendraram não foram superadas” –, então, somos obrigados
a concluir que enquanto houver uma educação marcada pela divisão
social do trabalho, haverá inexoravelmente a necessidade de
uma concepção de ‘educação politécnica’, isto é, marxista, que àquela se
contraponha.
Conclusão
Karl Marx defendia
numa educação gratuita e igualitária a todos sem distinção de classes, a qual o
objetivo era formar cidadãos críticos e que estavam preparados para as diversas
situações e não um individuo alienado que só segue modelo e não cria. Marx defendia
a educação tecnicista, a qual tinha como
objetivo preparar o aluno para o mercado doo trabalho, mas de uma maneira que educação e trabalho estivessem
interligados sem um prejudicasse o outro. Portanto a integração entre ensino e trabalho constitui-se
na maneira de sair da alienação crescente, reunificando o homem com a
sociedade.
Referencias
Bibliográficas:
Referencias
Bibliográficas:
www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/educacao-critica-karl-marx/
educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/karl-marx-307009.shtml
meuartigo.brasilescola.com › Educação
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